Terapia Manual
De acordo com a Federação Internacional de Terapeutas Manuais em Ortopedia (International Federation of Orthopaedic Manipulative Physical Therapists, IFOMPT), a terapia manual ortopédica é "uma área especializada da fisioterapia para a gestão de condições neuro-músculo-esqueléticas, com base no raciocínio clínico, que utiliza abordagens de tratamento altamente específicas, incluindo técnicas manuais e exercícios terapêutico. (...) abrange também, e é impulsionado por, a evidência científica e clínica disponível e do quadro biopsicossocial de cada paciente individual."
TMI Concept®
O Conceito de Terapia Manual Integral (TMI Concept®) foi criado pelos fisioterapeutas Francisco Minaya e Fermin Valera e "é o método do pensamento e da prática clínica baseada na integração do raciocínio clínico em Terapia Manual" tendo como base quatro vertentes: terapia manual articular, terapia manual miofascial, terapia manual neural e controlo motor.
Terapia Miofascial
A fáscia é um sistema especializado do corpo, à semelhança de uma teia de aranha ou de uma camisola de malha. É densamente interligada, envolvendo os diversos sistemas do nosso corpo: músculo, osso, nervo, artéria e veia, assim como todos os nossos órgãos internos incluindo o coração, os pulmões, o cérebro e a medula. Sabendo que cada contracção muscular tem implicações no sistema fascial, qualquer restrição miofascial afecta a biomecânica muscular. Há assim uma implicação recíproca entre o funcionamento das estruturas mecânicas e das estruturas neurológicas e viscerais.