top of page
Electropunctura e Terapia Visceral

 

A acupunctura, actualmente, é um método com eficácia reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, em alterações e/ou patologias como: dores cervicais, lombalgia, ciática, tendinites, reumatismo, stress, ansiedade, entre outras.

electropuntura é uma das disciplinas da Medicina Tradicional Chinesa, que consiste na aplicação de estímulo eléctrico às agulhas de acupunctura, sendo um dos objectivos a diminuição da dor. Apresenta como vantagens a utilização de menor número de agulhas, efeito analgésico mais potente e mais rápido, bem como uma redução no tempo de tratamento (Dinis, S. 2015). 

http://www.espacodosgirassois.org/medicina-tradicional-chinesa-com-susana-dinis.html. Veja também https://www.youtube.com/watch?v=OZhViqJeWnQ

Os nossos orgãos e vísceras intervém em todos os processos fisiológicos do nosso corpo, tomando parte no movimento. 

 

Tal como acontece com o sistema músculo-esquelético, quando existe uma alteração na qualidade de movimento, ou zonas de aderências num determinado órgão e tecidos circundantes (fáscias, ligamentos e músculos), origina-se uma disfunção do movimento, não significando isto que se trate de uma patologia ou alteração verificável através dos tradicionais meios de diagnóstico (Blanco, D. G., 2015 - Therafis). A manifestação destas alterações pode culminar numa dor na coluna ou num ombro, por exemplo, sendo muitas das vezes a queixa que trás o utente à fisioterapia.

O tratamento destas disfunções é aplicado principalmente através de terapias manuais ao nível visceral, mas pode ser complementado com a electropuntura e com alguns cuidados com a alimentação, maioritariamente "ouvindo" o que o nosso corpo "diz" em relação ao que comemos, sendo por vezes necessárias pequenas alterações nos hábitos alimentares.

bottom of page