top of page
Exercício correctivo e terapêutico

 

O Functional Training (FT) Coach®  recorre a novas abordagens a exercícios já conhecidos do público, de forma a treinar diferentes grupos musculares simultaneamente. O método baseia-se na crença que as articulações e músculos se movem segundo “sistemas mecânicos” multiplanares, e que os músculos se organizam em cadeias musculares (conceito de meridianos miofasciais).  É por isso referido como um método de treino funcional integrado, e considerado como um dos elos que ligam a terapia e o treino (exercício terapêutico)!

O Functional High Intensity Interval Trainning (FHIIT), ou treino funcional intervalado de alta intensidade, engloba vertentes como o treino funcional integrado (de acordo com Raposo, 2016, é um conjunto de exercícios e estratégias de treino que melhoram a tolerância e o rendimento no trabalho, nas acções quotidianas e no desporto), o Speed (velocidade) Agility (agilidade) and Quickness (rapidez) (SAQ) e o HIIT.

Como benefícios do HIIT temos:

- Melhora a condição cardiorrespiratória (aeróbia e anaeróbia)
- Reduz a % massa gorda
- Melhora a Pressão Arterial
- Melhora o perfil colesterolémico
- Melhora a sensibilidade à insulina (que ajuda a disponibilizar mais

rapidamente a glicose no músculo em atividade)

- Previne o risco de aparecimento de doença cardio vascular
- Diminui o risco de outras comorbilidades

 

 

No treino de SAQ pretende-se potenciar a velocidade, agilidade e rapidez. O que são elas afinal?

Velocidade(Speed):

     - é a capacidade para percorrer uma distância no mais curto intervalo de tempo, utilizando qualquer modo de locomoção: correr, andar de bicicleta,      patinar, nadar, etc.


Agilidade (Agility):

     - é a capacidadede mudar rapidamente de direção.

 

Rapidez (Quickness):

     - refere-se à aceleração explosiva a partir de uma posição estática.

 

O SAQ melhora a capacidade do atleta nas habilidades específicas de cada desporto.

 

(Brown, 2009)

ACSM (2014) ACSM Information On… High-intensity interval training. http://www.acsm.org/docs/brochures/high-intensity-interval-training.pdf

Gibala, M.J. andMcGee, S.L. (2008) Metabolic adaptations to short-term high-intensity interval training: A little pain for a lot of gain? Exerc. Sport Sci. Rev., Vol. 36, No. 2, pp. 58-63

bottom of page