top of page

Escolha viver com Saúde

A ciência diz-nos que o frio é apenas a ausência de calor, a escuridão é a ausência de luz. Então será que poderemos definir a doença como ausência de saúde (e não a saúde como ausência de doença!)? Considerando que o calor e a luz são a norma, a saúde também deverá ser a norma. Porque será que algumas pessoas chegam aos 70 e 80 anos sem tomar medicamentos e repletas de saúde, independentemente de a sociedade os designar de “velhos”, e outras não?



Já tratei homens e mulheres com 87, 88 e até alguns com mais de 90 anos. O senhor mais velho que já tive oportunidade de tratar, que nunca tinha feito fisioterapia e que me disse que raramente estava doente ou tinha dores, tinha 82 anos…e foi à fisioterapia porque com essa idade caiu e fez uma fractura do punho, e precisou de tratamento.


Apesar deste exemplo, todos nós conhecemos pessoas que estão sempre a queixar-se de dores, algumas que conseguimos adivinhar a dor que sentem pois está espelhada na sua cara e corpo, outras que nem tanto. Todos nós conhecemos pessoas que gostariam apenas que alguém lhes desse uma ideia de como se tratarem, pois estão cansadas de sofrer. Eu acredito que podemos chegar aos 70 ou 80 anos e viver sem dores, viver com saúde…e acredito porque já o vi! No entanto...


A nossa saúde depende do nosso empenho nela, do quanto queremos realmente ser saudáveis, e fazer escolhas diárias que nos permitam sentir e viver de forma holisticamente saudável.


Permita-me informá-lo de um dos princípios fundamentais da naturopatia (Logan e Selhub, 2012): Vis Medicatrix Naturae, a força curativa da natureza. Magalhães (2013) explica que o seu corpo é o verdadeiro terapeuta, tem capacidades inatas de auto-cura, o que o terapeuta (fisioterapeuta ou outro) pode fazer é facilitar esse processo natural, através de recursos tradicionais ou alternativos. Do ponto de vista do tratamento integrativo / holístico, a pessoa voltará a ficar doente caso não sejam abordadas as causas subjacentes dessa doença.


Não sou eu nem outro profissional que vai tirar as suas dores, que vai fazer desaparecer as suas queixas. É você. Sim, isso mesmo…o terapeuta apenas o ajuda. Cada um de nós é responsável pela nossa saúde. Sejamos realistas… Não faz sentido, sinceramente, pensar que vai à fisioterapia tratar das suas dores nos ombros e pescoço para daí a umas horas estar stressada em frente ao computador, irritada porque o fornecedor não lhe respondeu, ou porque se sente atulhada em trabalho, a encomendar uma pizza, sandes ou outra fast-food para comer entre um telefonema e outro, não se permitido ter tempo para cuidar de si própria.


Com esta nova consciência, comece já hoje a cuidar mais de si, a ter escolhas mais saudáveis por si própria.





Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page